Este curso propõe promover a atenção dos profissionais da educação para as dimensões que podem contribuir para a dificuldade de atenção e concentração, que têm consequências nas aprendizagens, e propor estratégias para ultrapassar estas dificuldades.
- Formador: Lurdes Neves
A necessidade desta ação decorre da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto e da Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril, pelas
quais a Escola é obrigada a desenvolver componentes curriculares de educação sexual, “não podendo a carga letiva ser
inferior a seis horas para os 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, nem inferior a doze horas para o 3.º ciclo do ensino básico e
secundário, distribuídas de forma equilibrada pelos diversos períodos do ano letivo.” A corporalidade e a sexualidade são
decisivas na construção da identidade pessoal. Todas as práticas educativas veiculam valores sexuais e antropológicos e
é fundamental que o educador tenha consciência desses valores e se faça veículo reflexivo, permitindo assim aos alunos
uma construção de si livre e consciente.
- Formador: Francisco Teixeira
- Teacher: Brazelina Marques
A robótica educativa tem vindo a afirmar-se, progressivamente, em contexto educativo, ao longo dos últimos anos. Um projeto desenvolvido nesta área fomenta a ligação entre a programação, a eletrónica, a física, a matemática, as áreas artísticas, bem como as outras áreas do saber, favorecendo o trabalho colaborativo entre professores. A integração da robótica em contexto educativo permite tornar os conceitos ligados à programação e pensamento computacional tangíveis, ou seja, fora do espaço do ecrã do computador. Aprender a criar, aprender a planear, aprender a resolver
problemas, aprender a programar ligando artefactos tangíveis, construindo algo com uma finalidade, proporcionando também a articulação com conteúdos das diferentes áreas do saber, pode ser implementado recorrendo à robótica.

- Teacher: Rui Pedro Barreiro
- Teacher: José Carlos Pereira Silva